Cientistas britânicos descobriram a origem exacta do cheiro da maresia ao identificarem o gene de uma bactéria que é responsável pela sua emissão, indica um estudo ontem publicado pela revista "Science".
Uma equipa de investigadores da Universidade de East Anglia (Reino Unido), chefiada por Andrew Johnston, isolou o micróbio em lamas da costa de North Norfolk e descobriu que o cheiro em causa resulta do gás DMS (dimetil-sulfido).
Os cientistas sabiam já da existência do DMS, mas não tinham ainda identificado os genes que o produzem. Este gás, pouco conhecido, é libertado nos mares e oceanos em grandes quantidades, na ordem das dezenas de milhões de toneladas, por microrganismos que vivem perto de plâncton, de algas e outras plantas marinhas.
O DMS é também um marcador alimentar eficaz para aves oceânicas, que chegam ao plâncton de que se alimentam através do cheiro.
JN
5 comments:
Sim , e tem muito mais sobre o DMS. Ele forma núcleos de condensação de nuvens , ou seja , faz chover!
A primeira vez que vi o mar, antes mesmo de chegar na cidade litorânea, senti um cheiro forte, que era uma mistura de ferrugem, somado com algo adocicado, sei lá. Era horrivel! E até hoje para mim é indescritível, aquele cheiro, o qual eu não sinto mais, depois de quase oito meses que moro perto do mar.
Gostaria que minha filha disse passar alguns dias das férias dela, comigo na casa onde moro, no litoral capixaba, mas temo que ela sinta mal, por causa do cheiro da maresia, haja vista ela sofrer de rinite alérgica. Ônibus, cheiro horrível, o da maresia!!!
Gostaria que minha filha disse passasse alguns dias das férias dela, comigo na casa onde moro, no litoral capixaba, mas temo que ela sinta mal, por causa do cheiro da maresia, haja vista ela sofrer de rinite alérgica. Ô, cheiro horrível, o da maresia!!!
Amo o cheiro e a maresia...e creio que no caso de sua filha Silvia,a maresia até ajuda na ritine
Postar um comentário