Você sabia?

A língua de uma baleia azul adulta tem aproximadamente a mesma massa de um elefante inteiro.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

Louis Pasteur ficou tão preocupado com os micróbios que passou a examinar com uma lente de aumento todos os pratos que lhe eram servidos.

Einstein só aprendeu a falar aos 3 anos de idade.

A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registros datam de 1350 a.C.

A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista.

As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

Misofobia é o medo de sujeira, contaminação.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Curiosidades lingüísticas

30 de set de 2008 1 comentários
Eu sempre tive muita curiosidade em relação às origens das palavras e expressões populares. Particularmente gosto muito de investigar sobre o assunto e encontrei uma compilação muito interessante do gênero nesta página. Transcrevo aqui algumas curiosidades:



Lei de talião

'Ao ler um editorial sobre o tal direito de retaliação do governo brasileiro na questão dos brasileiros impedidos de entrar na Espanha, deparei com a suposta "lei de Talião: olho por olho, dente por dente". Da maneira como o texto estava escrito, o leitor desavisado concluiria que existiu um certo "Talião" que decretou a tal lei, e que o verbo "retaliar" seria derivado do nome deste suposto personagem histórico. Na verdade, nunca houve Talião algum: "talião" (que, a propósito, deve ser escrita com letra minúscula) nada mais é que a forma portuguesa de talionis, do latim, "prima" de talis, da qual provém a nossa palavra "tal" (também presente em "tal e qual", ou seja, de forma semelhante a). Já a expressão "olho por olho, dente por dente" faz parte do Código de Hamurabi, criado por Khammu-rabi, rei da Babilônia, por volta de 1700 a.C.'

Chutando o Balde

'O título original do filme "Antes de partir", com Jack Nicholson e Morgan Freeman, é "The Bucket List", ou, literalmente, "A Lista do Balde". O nome, que pode parecer meio estranho, provém da expressão "kick the bucket", ou "chutar o balde", um disfemismo para o verbo morrer (algo como "bater as botas", em português). O interessante é que a mesma expressão significa duas coisas bem diferentes nas duas línguas. Enquanto o nosso chutar o balde apenas significa perder a calma ou jogar tudo para o ar, o chute no balde em inglês é bem mais...permanente.'

Google

'O site de busca mais popular do planeta, o Google, foi batizado em referência ao número Googol (ou gugol), que corresponde ao número 10 elevado à potência 100 (ou 1 seguido de mais cem zeros). O nome não poderia ter sido melhor escolhido: tão grande é o número de pessoas que utilizam o Google que o nome já virou verbo em inglês; uma palavra como USA no Google dá um retorno de 741 milhões de páginas; e a fortuna de um de seus co-fundadores, Larry Page, está estimada em 16,6 bilhões de dólares. Por gostar muito de matemática, ele é quem teria sugerido o nome na fundação do site, em 1998.'

W.O

'Um time ganha por W.O. (ou V.O., como normalmente a expressão é pronunciada) quando a equipe oponente não comparece para o jogo. A sigla vem da expressão inglesa walk over, que significa uma vitória fácil, sem esforço. '

1 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB