Você sabia?

A língua de uma baleia azul adulta tem aproximadamente a mesma massa de um elefante inteiro.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

Louis Pasteur ficou tão preocupado com os micróbios que passou a examinar com uma lente de aumento todos os pratos que lhe eram servidos.

Einstein só aprendeu a falar aos 3 anos de idade.

A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registros datam de 1350 a.C.

A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista.

As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

Misofobia é o medo de sujeira, contaminação.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Recordes Animais

7 de out de 2007 0 comentários
Mais antigos
Os animais passaram do mar à terra há 414 milhões de anos. Os primeiros animais terrestres do mundo incluem dois tipos de centípedes e uma pequena aranha encontrada entre restos de plantas.

Mais barulhento
O mais barulhento dos animais terrestres é o bugio das Américas Central e do Sul. Os machos possuem uma estrutura óssea na parte superior da traquéia que permitem que o som reverbe. Seus gritos assustadores foram descritos como um misto de latido de cão e zurro de asno, ampliado mil vezes, seus gritos podem ser ouvidos a até 5 Km de distância.

Mais fértil
Calcula-se que um único pulgão do repolho, com alimento ilimitado e sem predadores, teoricamente pode dar origem, em um ano, a uma massa de descendentes pesando 882 milhões de toneladas, três vezes o peso total da população do mundo.

Mais fortes
Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.

Mordida mais forte
Um tubarão pardo de 2 m de comprimento pode exercer uma força de 60 Kg entre suas mandíbulas, o equivalente a uma pressão de t/cm2 nas pontas dos dentes. Apesar de não terem medido as mordidas de tubarões maiores, como o tubarão branco, deve ser ainda mais forte.

Olfato mais aguçado
O olfato mais aguçado existente natureza é o do macho da mariposa imperador que segundo experimentos feitos na Alemanha em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 Km, contra o vento. Os receptores localizados nas antenas do macho são tão sensíveis que são capazes de detectar uma única molécula de substância.

Mais venenosos
Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológica mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.

Maior colônia de Mamíferos
O cão das pradarias de rabo preto, um roedor encontrado no oeste dos Estados Unidos e norte do México, é o animal que constrói as maiores colônias. Uma única "cidade" descoberta em 1901 possuía aproximadamente, 400 milhões de indivíduos, estiamando-se que cobria uma área de 61.440 Km2.


MAMÍFEROS

Maior

O maior mamífero do planeta é a baleia azul.

Mais pesado
Uma baleia fêmea pesando 190 t e medindo 27,6 m de comprimento foi capturada na Atlântico Sul.

Mais longo
O mais longo exemplar já registrado foi uma baleia fêmea medindo 33,58 m que encalhou na praia de Grytvi, Geórgia do Sul, em 1909.

Maior terrestre
Em média os elefantes machos atingem a altura de 3 a 3,7 e pesam de 4 a 7 t. O maior exemplar já registrado foi um macho morto a tiros em Macusso, Angola. Deitado de lado, o elefante media 4,16 m em uma linha projetada do ponto mais alto do dorso até a base da para dianteira, indicando uma altura de 3,96 m quanto em pé. Seu peso foi calculado em mais de 12,24 t.

Brasil
O maior mamífero terrestre brasileiro, a anta ou tapir, mede 2,01 m, de comprimento e pesa cerca de 250 Kg, atingindo 1,08 m de altura.

Maior Marinho
O maior mamífero dotado de dentes é o cachalote, sua mandíbula interior mede 5 m aproximadamente. Com um comprimento de 25,6 m.

Mais alto
O mais alto animal vivo é a girafa, encontrada em apenas na savana seca e em áreas semi-desérticas da África, ao sul do Saara.

Menores
O morcego possui uma envergadura de cerca de 16 cm e comprimento entre 2,9 e 3,3 m, pesando de 1,7 a 2,0 g. Esse tipo de espécie é encontrada apenas em cerca de 21 cavernas calcárias do Rio Kwae Roi, no sudoeste da Tailândia.

Terrestre mais rápido
Em distâncias curtas, o guepardo das planícies do leste da África, Irã, Turcomenistão e Afeganistão pode desenvolver uma velocidade máxima de cerca de 100 Km/h em terreno plano.

Marinho mais rápido
A baleia orca, chega a atingir uma velocidade de 55,5 Km/h, com cerca de 6,1 a 7,6 m de comprimento.

Mais lento
A preguiça de três dedos, desenvolve uma velocidade média de 1,8 a 2,4 m/min (0,1-0,6 Km/h). Porém, sobre as árvores, pode "acelerar" para 4,6 m/min (0,27 Km/h).

Mais sonolentos
Alguns tatus e preguiças passam até 80% de suas vidas dormindo ou cochilando.

Mais velho
Nenhum outro mamífero pode se equiparar à idade atingida pelo homem, é provável que os elefantes asiáticos sejam os que mais se aproximam, com 78 anos. Mas acredita-se que certas espécies de baleia possuam longevidade ainda maior, estima-se que a baleia fin consiga atingir de 90 a 100 anos.

Maior altitude
O mamífero que vive a maiores altitudes é o Pika, registrado a 6.130 m em montanhas da Ásia.

Período de gestação mais longo
O elefante asiático possui período médio de gestação de 609 dias (mais de 20 meses) e máximo de 760 dias, mais de 2,5 vezes o período de gestação humana.

Período de gestação mais curto
O período de gestação do gambá-d'água, é normalmente 12 a 13 dias, mas pode se reduzir a oito dias.

Maior ninhada
O maior número de filhotes de um animal selvagem em uma só ninhada foi de 31, no caso de um tenrec encontrado em Madagascar.

CARNÍVEROS

Maior terrestre

O maior carnívoro terrestre é o urso polar, cujos machos pesam de 400 a 600 Kg e medem de 2,4 a 2,6 m do focinho à cauda.

Mais pesado
Um urso polar com supostos 907 Kg e cerca de 3,5 m do focinho à cauda foi abatido a leste de Kotzebue, Alasca, EUA.

Menos
A doninha anã possui corpo de 11 a 26 cm, cauda de 1,3 a 8,7 cm e pesa de 30 a 200 g, sendo os menores indivíduos são as fêmeas que habitam a Sibéria e os Alpes.

Brasil
O menor carnívoro brasileiro é a doninha amazônica, também chamada de furão, medindo 26 cm em média.

PRIMATAS

Maior

O macho dos Gorilas das planícies orientais, que habita as florestas do leste do Zaire e sudoeste de Uganda, mede 1,8 m de altura e pesa até 175 Kg.

Brasil
O muriqui é o maior primata exclusivamente brasileiro, vivendo na Mata Atlântica. Medindo 0,70 m de corpo e igual a extenção de cauda, os machos atingem o peso de 15 Kg. Ameaçado de extinção, a população atual é de cerca de 450 indivíduos.

Mais pesado
O mais pesado dentre os gorilas, um macho em cativeiro com de 320 Kg e média de 1,72 m de altura.

Menor
O lêmure Microcebus myoxinus, recente descoberto nas florestas do oeste de Madagascar. Seu corpo mede cerca de 6 cm e sua cauda 13,6 cm, pesando 30,6 g.

Mais velho
A idade mais avançada já registrada de um primata não-humano foi de 59 anos e 5 meses, para um chimpanzé chamado "Gamma" que morreu no centro Yerkes.

Macaco
O macaco mais velho do mundo morreu a 10 de julho de 1988, com a idade de 53 anos.


MORCEGOS

Maior

Os maiores morcegos do mundo são as raposas-voadoras, principalmente as que habitam o sudeste da Ásia.

Menor
O menor é o morcego de nariz porcino, com apenas 16 cm, pesando entre 1,75 a 2 g.

Mais velho
A idade mais avança de um morcego foi de 32 anos, relativa a uma fêmea de pequeno morcego castanho.

Maior colônia
A maior concentração de morcegos encontrada no mundo atualmente é a do morcego-do-guano, na Caverna de Bracken, San Antonio, Texas, EUA, onde vivem até 20 milhões de animais.

Brasil
Uma das maiores colônias de morcegos do Brasil encontra-se na Amazônia, nas cavernas areníticas, localizadas no Pará, com 3 mil e com 10 espécies diferentes.


ROEDORES

Maior

A capivara, encontrada nas zonas tropicais da América do Sul, possui comprimento entre 1,0 a 1,4 m e pode pesar até 66 Kg.

Menores
O pequeno camundongo do norte, encontrado no México e nos estado do Arizona e do Texas, EUA, medem 3,6 cm de comprimento e 7,2 cm de cauda.

Brasil
O camundongo doméstico é o menor encontrado no País, medindo 6,6 cm de comprimento e 6,0 de cauda, pesando 10 g.

Mais velho
A idade mais avançada confiável de que se tem conhecimento para um roedor foi de 27 anos e 3 meses.


PRESAS

Mais longas

As presas mais longas já registradas são um par pertencente a um elefante africano. A presa direita possui 3,49 m de comprimento ao longo da curva externa, enquanto a esquerda mede 3,35 m. O peso total é de 133 Kg.

Mais pesadas
As presas de um elefante africano expostas no Museu Britânico de História Natural, retiradas de um macho abatido no Quênia em 1897, pesavam 109 Kg e 102 Kg, com peso total de 211 Kg.


CHIFRES

Mais longos
O búfalo da Índia, Nepal, possui os maiores chifres encontrados em animais vivos. Os chifres de uma macho abatido em 1955 mediam 4,24 m de ponta a ponta.

Maior galhada
O recorde para maior galhada é de 1,99 m, de um alce morto perto do Rio Stewart, em Yukon, Canadá, em outubro de 1897.


CAVALOS E PÔNEIS

Maior

O mais alto e mais pesado exemplar documentado foi o castrado da raça Shire, media 2,19 m em 1850, com peso aproximado de 1,524 Kg.

Menores
O menor cavalo registrado tinha 35,5 cm de altura e pesava 9 Kg, registrado em 1975.

Mais velho
A idade mais avançada confiável para um cavalo foi de 62 anos.


CÃES

Maiores

As raças mais pesadas de cães domésticos são Mastim Inglês e São Bernardo, cujos machos freqüentemente pesam de 77 a 91 Kg. O mais pesado (e mais longo) cão registrado é o Zorba, um Mastin Inglês, ele tem altura dorsal de 94 cm e teve o ápice de seu peso em novembro de 1989, com 155,58 Kg.

Brasil
A raça brasileira Fila possui os maiores cães originários do País, podendo chegar a 80 cm de altura, com peso de até 95 Kg.

Mais alto
O mais alto cão já registrado foi de 1,054 m de altura e pesou 108 Kg, mas morreu com 2 anos de idade.

Menor
O menor cão registrado foi um Yorkshire Terrier. Esta pequena criatura, que morreu em 1945 com quase 2 anos de idade, possuía uma altura dorsal de 6,3 cm, medindo 9,5 cm da ponta do focinho à base da cauda e pesando apenas 113 g.

Mais valioso
O maior legado já deixado a um cão foram US$ 24 milhões, herança de Ella Wendel, de Nova York, EUA, ao seu Poodle chamado "Toby" em 1931.

Maior farejador
Em 1925 um cão treinado por um policial, farejou um ladrão de animais por 160 Km.

Pulo mais alto
O recorde canino para salto e escalada sobre uma parede de madeira lisa é de 3,72 m, atingido por um cão mestiço de Pastor Escocês e Galgo de 18 meses de idade.

Pulo mais longo
Um Galgo Inglês, pulou uma extensão de 9,14 m durante uma caça a lebres na Inglaterra.


Gatos

Maior

O maior peso registrado confiável registrado para um gato doméstico foi de um macho castrado, que pesava 21,3 Kg.

Menor
Um gato 7 cm de altura a 19 cm de comprimento.

Mais velho
O gato comprovadamente mais velho foi a fêmea tigrada "Ma". Sacrificada a 5 de novembro de 1957, aos 34 anos de idade.

Mais fértil
Uma fêmea tigrada teve 402 filhotes. Deu à luz pela última vez a 12 de junho de 1952.

Aves

Maiores
A maior ave viva é o avestruz norte-africano. Exemplares desta subespécie não - voadora tiveram alturas registradas de até 2,74 m, pesando 156,5 Kg.

Brasil
A ema, ave pernalta de grande porte não-voadora, é restrita à América do Sul, onde são encontrados fósseis do Terciário Inferior. Possui um altura de 1,34 a 1,70 m e pesam 34,4 Kg.

Vôos mais altos
A maioria dos pássaros migratórios voa a altura relativamente baixas, sendo que apenas algumas dezenas de espécies voam a mais de 900 m. A maior altitude confirmada para uma ave foi 11.277 m, por um abutre de Ruppell que colidiu com uma aeronave comercial sobre Abidjan. O impacto danificou uma das turbinas da aeronave, mas o avião pousou em segurança.

Mais rápidas
A mais rápida ave terrestre é o avestruz, o qual, apesar de seu tamanho, pode correr à velocidade de até 72 Km/h quando necessário.

Menores
A menor ave do mundo é o beija-flor abelha, de Cuba, os machos tem um comprimento total de 5,7 cm, pesando 1,6 g.

Vôo mais lento
As aves de vôo mais lento são a galinhola americana e a galinhola eurasiana, que foram cronometradas a 8 Km/h.

Mais velhos
Uma idade não confirmada de cerca de 82 anos é atribuída a um grou branco da Sibéria.

Batida de asas
O beija-flor das regiões tropicais da América do Sul atinge 90 batidas de asas/seg.

Maior tempo de permanência no ar
Dentre todos os pássaros, o que permanece mais tempo no ar é a andorinha-do-mar, que, após deixar as cercanias de seu ninho, permanece continuamente no ar entre 3 a 10 anos até atingir maturidade, retornando então à terra firme para se reproduzir.

Visão mais aguçada
Calculou-se que uma ave de rapina de grande porte pode detectar um alvo a uma distância mais de três de vezes maior do que a atingida pelo olho humano. Desta forma, um falcão pode localizar um pombo a uma distância superior a 8 Km, sobe condições ideias.

Maior ovo
O ovo do avestruz possui normalmente de 15 a 20 cm de comprimento, 10 a 15 cm de diâmetro e pesa entre 1,0 e 1,78 Kg.

Menor ovo
O menor ovo já posto por uma ave pertence ao beija-flor, da Jamaica. Dois exemplares medindo menos de 1 cm de comprimento pesavam 0,365 g e 0,375 g.

Répteis

CROCODILIANOS

Maior

O maior réptil do mundo é o crocodilo estuarino. O maior exemplar mede mais de 7 m.

Menor
O caimão-almiscarado do norte da América do Sul é o menor crocodiliano do mundo. As fêmeas dificilmente excedem 1,5 m e os machos raramente ultrapassam 1,5 m.

Mais velha
A idade mais avançada documentada para um crocodiliano foi de 66 anos, de uma fêmea de aligátor americano.


COBRAS VENENOSAS

Maior

A maior cobra venenosa e a naja rainha, que mede entre 3,65 e 4,5 m de comprimento, sendo encontrada no sudeste da Ásia e na Índia.

Brasil
A maior cobra peçonhenta do Brasil é a surucucu, medindo mais de 3,5 m de comprimento, 50 cm de diâmetro e pesando cerca de 10 Kg. Com presas de 2 cm, onde armazena até 10 ml de veneno, tem um bote que ultrapassa 2 m de extensão e 1 m de altura.

Menor
A víbora-rinoceronte, da Namíbia, possui comprimento médio de 20 cm.

Mais pesada
A mais pesada cobre venenosa é provavelmente, a cascavel oriental, da região sudeste dos Estados Unidos, que pesa em média de 5,5 a 7 Kg. A maior registrada pesava 15 Kg e possuía 2,36 m de comprimento.

Mais venenosas
Todas as serpentes marinhas são venenosas, possui um veneno várias vezes mais tóxicos que a de qualquer cobra.

Presas mais longas
As presas mais longas dentre todas as serpentes pertencem à venenossíssima víbora do Gabão, da África do Sul. Um exemplar de 1,83 m apresentava presas de 5 cm.

Mais velha
A idade mais avançada confiável registrada de uma serpente foi de 40 anos, para uma jibóia macho.

Mais rápida
A mais rápida serpente terrestre é, provavelmente, a mamba negra, da região leste da África tropical. Acredita-se que seja capaz de atingir velocidades entre 16 a 19 Km/h em solo plano e que persiga pessoas ferozmente.

Anfíbios

Maiores
O maior anfíbio é a salamandra gigante chinesa. Um exemplar de 1,8 m e 65 Kg foi coletado na província de Hunan.

Brasil
A rã pimenta pode atingir 18 cm. O sapo-boi ou sapo gigante mede de 19 a 22 cm.

Menores
O menor anfíbio do mundo é a rã, encontrada em Cuba, com 0,85 a 1,2 cm quando adulta.

Salto mais longo
A maior distância percorrida por uma rã em salto triplo é de 10,3 m, atingido por uma rã-de-nariz-afilado da África do Sul.

Peixes

Maior
O maior peixe do mundo é o raro tubarão-baleia, que se alimenta de plâncton, encontrado nas áreas quentes dos oceanos Atlântico.

Brasil
O maior tubarão branco encontrado na costa Brasileira, pesava 2,5 t e media 7 m, uma fêmea.

Menores
O menor peixe marinho registrado, e o menor vertebrado conhecido, é o gobião-anão. O tamanho médio é de 8,6 mm para machos e 1,9 mm para fêmeas. Encontrado no Oceano Índico.

Mais leve
O mais leve de todos os vertebrados é o gobião-anão, que pesa apenas 2 g e mede entre 1,2 e 1,9 cm de comprimento.

Mais rápido
O agulhão-bandeira é considerado o peixe mais rápido em distâncias curtas, um exemplar avançou 91 m em três segundos, o que eqüivale a 109 Km/h.

Mais velho
Uma enguia européia fêmea que morreu com 88 anos de idade, em 1948, que se encontrava no aquário de um Museu na Suécia.

Mais ferozes
As piranhas de dentes afiados são as mais perigosas. A 19 de setembro de 1981, segundo informações, mais de 300 pessoas foram mortas e devoradas quando um barco de passageiros e cargas sobrecarregado afundou no porto de Óbidos, se salvaram 178 pessoas do total abordo.

Mais venenoso
O peixe mais venenoso do mundo é o peixe-pedra. O contato direto com os espinhos de suas barbatanas, que contêm um poderoso veneno neurotóxico, pode ser fatal.

Mais valiosos
O peixe mais valioso é o esturjão russo. Uma fêmea com 1.227 Kg, forneceu 245 Kg do melhor caviar, que teria o preço atual no mercado cerca de US$ 303 mil.



Fonte: http://www.infonet.com.br/biologia/index.htm

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB