Você sabia?

As formigas não dormem. Elas estão sempre ocupadas trabalhando para sua colônia, 24 horas por dia.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

O DNA humano, se esticado, pode chegar a cerca de 10 bilhões de quilômetros de comprimento, o que é suficiente para ir e voltar do Sol mais de 60 vezes.

O som não pode se propagar no vácuo, o que significa que não há som no espaço sideral.

O músculo mais forte do corpo humano é a língua.

A Índia é o país com mais variedades de sabores de chá, com mais de 1500 tipos diferentes.

A girafa tem o mesmo número de vértebras no pescoço (sete) que os seres humanos.

Os golfinhos têm nomes uns para os outros, e eles chamam uns aos outros usando assobios distintos.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Pequeno Glossário de Informática

15 de out. de 2007 1 comments

Navegando pela Internet ou mesmo lidando com programas (e problemas) em seu micro, muitas vezes você se depara com palavras e expressões do qual não tem a menor idéia do que pode significar? Então, aproveite este pequeno Glossário Básico de Informática e descubra se você acabou se tornando, ( mesmo que ainda um pouco perdido) um Mouse Potato:

A

Add-on: Programa feito para adicionar recursos ou personalizar um software
ADSL: Asymmetric Digital Subscriber Line ou Linha Digital de Assinatura Assimétrica. Tecnologia que permite a transmissão de dados e de voz em alta velocidade, sem a interferência no funcionamento do serviço de voz (telefone) tradicional. É chamada de assimétrica porque os dados são transmitidos em velocidade diferentes na direção do usuário e da rede por um par de fios telefônicos comuns. A taxa máxima possível de ser atingida é de 8Mbps para dados recebidos da rede pelo usuário (downstream) e de 800kbps para dados transmitidos pelo usuário para a rede (upstream).

Adware: Programa malicioso que, assim como o spyware, é instalado e executado no computador durante a navegação à revelia do usuário. Em geral, os adwares exibem anúncios em janelas que se abrem sem aviso na tela e são acionados quando visitamos sites desconhecidos ou durante a instalação de programas de procedência suspeita.

Arcade: Máquina de jogos eletrônicos alimentados por moedas, como os fliperamas. Também é sinônimo de games antigos.

ASCII: American Standard Code for Information Interchange, ou Código-Padrão americano para Intercâmbio de Informações. Representa letras com números. É usado pelos PCs para transferir dados entre si.

Avatar: Personagem imaginário, criado pelo usuário de internet (à sua "imagem e semelhança") para circular em ambientes de realidade virtual

B

Backup: Cópia de segurança de dados e programas, feita em diferentes mídias, como fita magnética, CD, Zip ou até disquete

Banker: Vírus de computador do tipo 'malware' que tem por objetivo roubar senhas e informações bancárias.

Banner: Elemento gráfico de destaque aplicado a uma página web para uso publicitário.

Beta: Versão ainda em teste de um software ou de um novo aplicativo. Em geral é testada pelos próprios usuários que costumam apontar defeitos e sugerir ajustes

Blog: Espécie de diário publicado na web. Pode ser criado por qualquer internauta interessado em se comunicar com pessoas que tenham os mesmos interesses e mesmo por jornalistas como página de notícias de um determinado segmento.
Bluetooth: Tecnologia baseada em ondas de rádio que permite a troca de dados entre aparelhos sem fio (como notebooks, celulares e PDAs) e terminais fixos (PCs desktop) ou hardwares em um raio de até 10 metros. Mais usado em celulares.

bps: Sigla para bits por segundo, é a velocidade nominal divulgada pela operadora de telefonia em conexões à internet em banda larga. É diferente de Bp/s (bytes por segundo), que são as taxas típicas de download e costuma ser 8 vezes menor que o primeiro (bps)
Browser: Nomenclatura em inglês para navegador, programa ou interface utilizada para visitar sites na internet.

Buffer: Memória temporária usada para armazenar dados durante a troca de arquivos entre dispositivos fixos ou móveis com diferentes taxas de transferência.

Bug: Nome que se dá aos erros de programação existentes num software, que impedem, prejudicam ou alteram seu funcionamento

C
Cache: Pequena quantidade de memória utilizada para armazenar dados temporariamente, de forma a fornecê-los rapidamente quando solicitados pelo processador

Cavalo-de-Tróia (Trojan): Da expressão em inglês "Trojan horse", também chamado de Cavalo-de-Tróia. É um aplicativo ou programa desenvolvido por crackers - hackers mal intencionados especializados no roubo digital de dados - para entrar no computador de usuários conectados à internet e liberar uma "porta" para um invasor. Em geral se esconde sob a forma de um aplicativo útil ou inofensivo para o usuário. É inspirado na lenda do presente dado pelos gregos aos troianos, sob a forma de um sinal de paz mas que escondia em seu interior soldados gregos que invadiriam a cidade de Tróia.
Clock: Velocidade através da qual o microprocessador executa as instruções. Quanto mais rápido for o clock de uma CPU, mais instruções ela pode executar por segundo. A velocidade do clock é expressa em megahertz.

Cookie: Sempre que um internauta visita um endereço na internet, é emitido um arquivo que fica armazenado na memória do navegador web

Cooler: Pequeno ventilador que fica sobre o processador do computador para deixá-lo refrigerado a uma temperatura que não cause danos a seus circuitos
Creative Commons: Conceito criado por especialistas, como Lawrence Lessig, da Universidade de Stanford. Permite que autores liberem parcialmente direitos de suas obras para fins específicos (www.creativecommons.org)
D
DLL: Sigla de Dinamic-Link Library, ou biblioteca de vínculo dinâmico. Arquivo do Windows que armazena rotinas executáveis separadamente dos programas. Essas rotinas podem ser chamadas pelos programas e carregadas para a memória somente quando necessário. A caixa de diálogo para abrir ou salvar arquivos, por exemplo, é um recurso de Windows, contido numa DLL, que pode ser usado por qualquer aplicativo. Esse recurso facilita o trabalho dos desenvolvedores e tem a vantagem de padronização (o usuário trabalha sempre com a mesma janela em diferentes programas)

E

Emulador: Programa que simula uma determinada plataforma computacional em outra. Um exemplo é o emulador de console Atari, Nintendo 64 e outros. Esses programas permitem rodar jogos para esses consoles no computador.

F

Firewall: Barreira de proteção baseada em uma combinação de hardwares e de softwares que protegem o computador contra acessos externos não-autorizados

G

Gigabyte: Medida de volume de dados equivalente a 1.073.741.824 bytes. Abrevia-se GB

H

HD: Sigla para hard disk, do inglês disco rígido. Dispositivo de armazenamento de dados que emprega discos magnéticos rígidos

Hertz: Unidade de freqüência, medida em ciclos de segundo. Um ciclo por segundo equivale a 1Hz. Foi descoberta no século XIX pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, morto em 1894.

Hi-tech: Terminologia em inglês usada para classificar algum objeto ou comportamento como "de alto nível tecnológico" ou "de última geração". Hi é o diminutivo de high (alto, elevado).

Hooligan: Aplicativo que é instalado no computador do usuário comum e que, seu o seu conhecimento, impede a instalação de programas concorrentes e/ou a desinstalação de um programa próprio. A divisão do Yahoo na China foi processada por fazer uso de aplicativos 'hooligan' para evitar a desistalação da barra de navegação do portal de buscas.

HSDPA: High-speed downlink packet accesss. Ao pé da letra pacote de acesso em alta velocidade para dowload. É uma das novas tecnologias utilizada na comunicação de celulares com internet. Mais conhecidas como 3G.

I
Intranet: Rede interna de informações de uma empresa, entidade ou órgão público baseada na tecnologia da web. É usada para compartilhar informações entre os usuários registrados, sem permitir o acesso de outras pessoas.

J

Java: Linguagem de programação orientada a objetos e muito comum na criação de pequenos aplicativos (ou applets) para a internet ainda em ambiente WWW. Desenvolvida pela Sun Microsystems, é uma linguagem que permite criar conteúdo voltado para a portabilidade e que costuma ser classificada como mais ""leve"" que o C++.

Jpeg (.jpg): Formato utilizado para a compressão de imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. Também é utilizado para comprimir imagens animadas - quando ganha a terminação Motion JPEG (MPEG).

K

KBPS: Kilobits per second (kilobits por segundo). Unidade de velocidade de transmissão de dados.
Keylogger: Programa de computador malicioso que coleta o que é digitado no teclado pelo usuário e o envia ao cracker - hacker do mal especializado no roubo eletrônico de dados
L
LAN: Sigla para Local Area Network ou rede de acesso local. Sistema de comunicações em que vários equipamentos estão interconectados - via cabo ou redes sem fio - em uma área de cobertura reduzida. É por intermédio de uma LAN que, em geral, computadores de um mesmo ambiente de trabalho compartilham dados, acesso à internet e equipamentos periféricos, como impressoras.

LCD: Sigla para Liquid Crystal Display ou tela de cristal líquido. A tecnologia promete menor emissão de raios e menos riscos aos usuários. Consome menos energia e ocupa menos espaço.

Link: 1) Conexão estabelecida entre dois pontos de uma rede de comunicação; 2) Em radiotransmissão, é o termo usado para representar a transmissão entre unidades móveis e a sede da emissora, ou entre a conexão estabelecida com satélites e estações terrestres para geração, por exemplo, de eventos ao vivo; 3) Numa página na web, link é uma área sensível que, quando clicada, remete o usuário para uma outra página ou outro local na mesma página
Login: Identificação do usuário, em geral em acesso a uma rede ou a um ambiente web


Amanhã continua.

Fonte: OGlobo

1 comments:

  • F3N1X disse...

    Achamos seu blog bem legal, ficamos um bom tempo navegando entre as diversas curiosidades, gostamos tanto que fizemos uma postagem prestigiando seu blog. Tambem Adicionamos vocês em nossos favoritos. Espero que não tenha nenhum problema usamos uns trechos de uma de suas postagem para fazer uma postagem em nosso blog.

    Nós Faça uma visita e deixe seu comentário, se tiver algum problema em usar sua postagem em nosso blog entre em contato que nos iremos retira-la o quanto antes valeu..!!!!

    Nosso Blog Filhos da Web.

    A postagem que fizemos sobré seu blog aqui.

    Entrar em contato conosco

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB