Você sabia?

As formigas não dormem. Elas estão sempre ocupadas trabalhando para sua colônia, 24 horas por dia.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

O DNA humano, se esticado, pode chegar a cerca de 10 bilhões de quilômetros de comprimento, o que é suficiente para ir e voltar do Sol mais de 60 vezes.

O som não pode se propagar no vácuo, o que significa que não há som no espaço sideral.

O músculo mais forte do corpo humano é a língua.

A Índia é o país com mais variedades de sabores de chá, com mais de 1500 tipos diferentes.

A girafa tem o mesmo número de vértebras no pescoço (sete) que os seres humanos.

Os golfinhos têm nomes uns para os outros, e eles chamam uns aos outros usando assobios distintos.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Edwin Powell Hubble

4 de dez. de 2009 3 comments
Você já deve ter ouvido falar no poderoso telescópio da Nasa que desde 1990 envia incríveis imagens do Universo, de fora da atmosfera terrestre, Hubble. Seu nome é uma homenagem a Edwin Powell Hubble, astrônomo norte-americano que viveu de 1889 a 1953.



Algumas curiosidades sobre Edwin P. Hubble:
Era um atleta forte e talentoso - em uma única Olimpíada escolar em 1906, venceu as provas de salto com vara, lançamento de peso, lançamento de disco, arremesso de martelo, salto em altura parado e salto em altura correndo, e fez parte do time vencedor da corrida de revezamento.

Era vaidoso, egocêntrico e dado a exageros sobre a própria pessoa e supostos atos de bravura e coragem. Estudou por 3 anos na Inglaterra e retornou aos Estados Unidos usando capa, fumando cachimbo e simulando um sotaque afetado que não era britânico e que o acompanhou pelo resto da vida.

Aos 30 anos, depois de ter sido professor de segundo grau e treinador de basquete (apesar de espalhar que trabalhava como advogado), mudou-se para a Califórnia e assumiu um cargo no Observatório de Monte Wilson, perto de Los Angeles. Rapidamente tornou-se o astrônomo mais notável do século XX.

Naquele tempo acreditava-se que existia apenas uma galaxia no universo: a Via Láctea. Hubble descobriu a existência de outras galaxias e que elas estão em constante expansão no universo. Até então a idéia geral era de que o Universo era estático. Em 1923, mostrou que um sopro diáfano na constelação de Andrômeda, conhecido como M31, não era uma nuvem de gás como se imaginava, mas uma galáxia completa, com 100 mil anos-luz de diâmetro e a pelo menos 900 mil anos-luz de distância. Hubble apresentou um Universo muito, mas muito mais vasto do que qualquer pessoa jamais imaginara.

Hubble morreu de ataque cardíaco em 1953 e por razões desconhecidas, sua mulher recusou-se a fazer um funeral e nunca revelou o destino dado ao corpo dele.
Cinquenta e seis anos depois, o paradeiro do maior astrônomo do século permanece desconhecido.

Imagens captadas pelo telescópio Hubble:













Fontes
Curiosidades: Breve história de quase tudo, Bill Bryson
Imagens: HubbleSite

3 comments:

  • Anônimo disse...

    Peço, desculpa usar um comentário para perguntar algo tão fútil, mas, será que podem utilizar o twitter? Ele é muito útil e eu estava a pensar em seguir este blog pelo twitter ^^

  • Site Astronomia disse...

    O telescópio espacial Hubble é sem dúvida um dos melhores instrumentos de observação astronómica da atualidade. Como o artigo diz, e bem, o nome desse telescópio vem do notável astrónomo Edwin Hubble.

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB