Você sabia?

As formigas não dormem. Elas estão sempre ocupadas trabalhando para sua colônia, 24 horas por dia.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

O DNA humano, se esticado, pode chegar a cerca de 10 bilhões de quilômetros de comprimento, o que é suficiente para ir e voltar do Sol mais de 60 vezes.

O som não pode se propagar no vácuo, o que significa que não há som no espaço sideral.

O músculo mais forte do corpo humano é a língua.

A Índia é o país com mais variedades de sabores de chá, com mais de 1500 tipos diferentes.

A girafa tem o mesmo número de vértebras no pescoço (sete) que os seres humanos.

Os golfinhos têm nomes uns para os outros, e eles chamam uns aos outros usando assobios distintos.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Curiosidades Diversas

9 de jun. de 2008 4 comments
Por que os faraós eram mumificados e colocados em tumbas?
Longe de ser apenas uma extravagância da dinastia da época, o tratamento peculiar dado ao corpo do faraó surgiu de uma crença egípcia. Segundo ela, uma pessoa podia conservar, depois de morta, as faculdades físicas que possuía quando viva. Para tanto, era necessário submetê-la a certos processos de conservação, que envolviam a mumificação e o resguardo em uma tumba.


Você sabia que muitos bobos da corte eram deficientes físicos?
As deformidades dos bobos da corte eram uma das principais formas de entretenimento dos monarcas. Grande parte deles era anã, corcunda ou portadora de outras deficiências físicas. Alguns, inclusive, tinham a coluna cruelmente quebrada para melhor exercer o seu papel diante de reis e nobres. A profissão de bobo era comum entre os séculos XIV e XVI, no final da Idade Média.

Por que os machucados coçam quando estão cicatrizando?
Na verdade, a coceira faz parte do processo final da cicatrização das feridas. As cascas são apenas crostas de sangue ressecadas. A maioria dos médicos acredita que, durante a cicatrização, algumas fibras nervosas que servem de mediadoras, tanto para a dor quanto para a coceira, ficam irritadas e inflamam, causando a coceira. Em feridas profundas, causariam dor.

Por que ficamos vermelhos quando estamos com vergonha?
Em situações de perigo, alegria ou raiva o cérebro leva sinais até as glândulas supra-renais para produzirem adrenalina. Com isso os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue passa em maior quantidade. Em regiões onde há mais vasos, como estômago, rosto e coração, há mais sangue circulando. Por isso você fica vermelho.

Por que o pomo de Adão tem esse nome?
O nome se refere a uma lenda que afirma que um pedaço do fruto proibido teria ficado preso na garganta de Adão. Na verdade, essa parte da garganta é uma projeção de uma cartilagem da laringe.


Por que a pimenta nos faz espirrar?
A piperina, um dos componentes químicos das pimentas branca e preta, é que dá o paladar agradável e picante às comidas. Já na mucosa nasal, entretanto, a piperina age como forte irritante

Como surge a cãibra?
É um espasmo muscular, comum na barriga da perna, que ocorre após muita atividade física, quando a energia acaba e a musculatura se contrai e não relaxa. Para fazer a cãibra passar, é preciso contrair o músculo oposto ao que está doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, é preciso alongar os músculos da parte da frente, esticando o pé para trás.

Por que os japoneses têm olhos puxados e nariz empinado?
Para sobreviver, o ser humano teve que se adaptar às condições da natureza. Acredita-se que os asiáticos têm uma espécie de prega de pele extra na frente das pálpebras porque precisaram se proteger da neve. Segundo estudos, seus ancestrais estiveram presos na Sibéria durante a Idade do Gelo. Os olhos puxados funcionariam como uma espécie de aba, impedindo que a neve se acumulasse na parte interna das pálpebras. Por terem olhos estreitos, protegiam-se contra a claridade da neve. O nariz mais curto, ou empinado, faria com que o ar pudesse ficar mais aquecido no seu trajeto até o pulmão.

Por que nós soluçamos?
O soluço é a contração involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração causado por irritação no nervo frênico - o que ativa o diafragma.
O soluço pode ser curado por um susto, que liberaria adrenalina e ativaria o tal nervo.
Outra solução seria o banho gelado, que provocaria o mesmo efeito.

Por que sentimos um choque ao batermos o cotovelo?
Porque temos no cotovelo um nervo muito exposto, chamado Ulnar . Este nervo está portanto suscetível a batidas . O nervo Ulnar está ligado aos dedos mínimos e anelar, daí a sensação de choque se irradiar do cotovelo até os dedos da mão.

Qual a diferença entre feto e embrião?
Embrião é o nome que o futuro bebê recebe até o terceiro mês da gravidez. A partir de então, passa a ser chamado de feto.

Por que temos sobrancelhas?
Os pequenos e escassos pêlos desempenham papel importante na proteção dos olhos. A chuva ou o suor que escorrem pela testa têm seu fluxo desviado dos olhos pelas sobrancelhas. Assim, elas nos permitem enxergar mais claramente, evitam que o sal presente no suor queime ou irrite os olhos, e os mantêm secos.

Por que depois de uma boa noite de sono, acordamos com os olhos inchados?
Quase 70% do nosso corpo é formado por líquidos. Quando dormimos, ocorre uma redistribuição e a cabeça recebe uma parte maior de água do que a que se concentra nela durante o dia. Durante o dia, os líquidos do nosso corpo tendem a se acumular nas pernas, graças à famosa força de gravidade.

Em que parte do corpo humano você encontra uma amostra completa do seu DNA?
No cabelo. O bulbo capilar fornece uma verdadeira cópia heliográfica do DNA.

Por que ocorre o coma?
Quando um paciente está em coma significa que seu estado é de inconsciência - nenhuma estimulação é capaz de despertar o doente. O coma ocorre quando o córtex ( parte mais externa do cérebro) é afetado, a pessoa perde as atividades cerebrais superiores - como a consciência, capacidade de percepção e reatividade, mas conserva as funções autônomas, como a respiração e a circulação. A volta do coma pode ser complicada dependendo do nível da lesão cerebral. Os especialistas concordam que quanto mais tempo em coma, menor é a chance de o doente voltar , mas discordam sobre prazos: para alguns, após três meses, é difícil que a volta ocorra sem sequelas; outros acham que fazer qualquer prognóstico é arriscado.

Como são os sonhos de pessoas cegas?
Depende de como elas ficaram cegas. Se isto ocorreu após os 7 anos de idade, seus sonhos assemelham-se aos de pessoas que enxergam normalmente. Se a cegueira for proveniente do nascimento ou de quando a pessoa era muito jovem, a situação é diferente. Pelo fato de nunca saber ou de não se lembrar como é ver algo, o cego nada pode visualizar em seus sonhos. Estes envolvem apenas sons e sensações de cheiro, tato e paladar.

Por que ficamos arrepiados quando estamos com frio ou com medo?
Quando sentimos frio ou medo, nossa pele fica parecida com uma "pele de galinha". Isso se deve à concentração dos músculos ligados à base dos pêlos. Os folículos pilosos quando contraídos formam montinhos, deixando a pele com o aspecto arrepiado.

Por que as grávidas sentem desejo por certos alimentos?
Chamado pelos médicos de malácia, esse fenômeno é causado por três fatores atuando em conjunto. O primeiro deles é emocional. “Principalmente na primeira gravidez, a mudança corporal e os ainda desconhecidos papéis social e afetivo que a mulher exerce como mãe fazem com que ela sofra alterações no comportamento. Muitas gestantes têm regressão psicológica, ficam infantilizadas, e isso também muda hábitos alimentares, dando a vontade de comer certas coisas”, afirma o obstetra Abner Lobão Neto, da Universidade Federal de São Paulo. O segundo fator é hormonal. O HCG (gonadotrofina coriônica humana) e o progesterona, hormônios que regulam as funções da gravidez, alteram o organismo — e o apetite — da mulher grávida. Para completar, a falta de alguns nutrientes também desperta vontades específicas. “Existem desejos comuns, como comer morango e jaca. Já vi casos de mulheres que queriam mastigar gelo, comer terra e até beber o sangue do marido, possivelmente por falta de ferro no organismo”, diz o obstetra.

Por que salivamos diante de uma comida apetitosa?
Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão. A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida. Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”.

Por que sentimos frio quando estamos com febre?
A febre é o aumento da temperatura do corpo acima do normal (37,5º), causado pelo desequilíbrio entre a produção de calor no organismo e a sua eliminação.
O organismo, quando sofre a penetração de microorganismos (vírus, bactérias, etc.), ativa seus mecanismos de defesa, ou seja, a produção de anticorpos. A fabricação de anticorpos demanda muita energia e libera, além de calor, substâncias como o pirógeno endógeno, que vão perturbar a termorregulação cerebral. O calor liberado é responsável pelo aumento da temperatura do corpo. Porém, todo esse calor precisa ser eliminado para o exterior do corpo, para que o organismo não superaqueça.
A sensação de frio decorre desta perda de calor na superfície do corpo, ou através da dilatação dos vasos sangüíneos da pele, irradiando mais calor para o exterior, o que faz com que se sinta o corpo quente; ou através da transpiração. O que ocorre na transpiração é que o suor exalado pelo corpo esfria quando sobre a pele e, como o corpo está muito quente, causa a sensação de frio. O aumento do calor é devido à liberação de substâncias, como o pirógeno endógeno, que vão perturbar a termorregulação cerebral.

Por que nós temos a sensação de arrepio quando alguém arranha um quadro-negro?
Os músculos eretores dos pêlos, que causam o arrepio, podem ser ativados em duas situações. A mais comum ocorre pelo frio. A outra, menos freqüente nos seres humanos, é provocada pelo sistema nervoso e se chama ativação simpática. O sistema nervoso se divide em simpático, parassimpático e entérico. O sistema simpático é o responsável pela vida vegetativa do homem: é ele que faz o coração bater, que controla a respiração, o funcionamento da bexiga e assim por diante.
Esse sistema é também responsável por uma série de pacotes comportamentais que entram em ação frente a um estímulo ambiental. Isso é freqüente em outras espécies animais. O gato, por exemplo, ao ver um cachorro, eriça os pelos como forma de defesa, devido à ativação de um pacote comportamental do sistema nervoso simpático.
Para os seres humanos, o arranhão em uma lousa, de alguma forma, ativa esse sistema de resposta do organismo. O estímulo é percebido pelo corpo como algo desagradável, e sua resposta é o arrepio de pêlos. Essa é uma reação antiga do sistema nervoso, herdada de um antepassado distante do homem. A biologia é capaz de explicar o mecanismo do arrepio, mas é muito difícil traçar ao longo da evolução por que ele começou a ser produzido.

Por que as palmas das mãos e as solas dos pés não sofrem queimaduras do sol?
A pele nas palmas das mãos ou nas solas dos pés é muito mais grossa do que em qualquer outra parte do corpo. Em virtude disto, seu efeito - de um verdadeiro filtro dos raios ultravioleta - é muito maior nesses locais, de tal modo que as queimaduras de sol raramente se desenvolvem nessa região.

Fonte: Portal das Curiosidades

4 comments:

  • Johnny disse...

    Dizem que no antigo egito, os mumificadores fediam tanto, que nenhuma mulher se aproximava. Então eles se viam obrigados a "fazê as coisa" com os cadáveres.

    Tanto é que, recentemente, descobriram vestígios no reto de algumas múmias.

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB