Você sabia?

As formigas não dormem. Elas estão sempre ocupadas trabalhando para sua colônia, 24 horas por dia.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

O DNA humano, se esticado, pode chegar a cerca de 10 bilhões de quilômetros de comprimento, o que é suficiente para ir e voltar do Sol mais de 60 vezes.

O som não pode se propagar no vácuo, o que significa que não há som no espaço sideral.

O músculo mais forte do corpo humano é a língua.

A Índia é o país com mais variedades de sabores de chá, com mais de 1500 tipos diferentes.

A girafa tem o mesmo número de vértebras no pescoço (sete) que os seres humanos.

Os golfinhos têm nomes uns para os outros, e eles chamam uns aos outros usando assobios distintos.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Curiosidades sobre os Insetos

9 de mar. de 2008 11 comments
1. Por que se chama de barbeiro o inseto transmissor do Mal de Chagas?

Porque o inseto pica geralmente o rosto da vítima, na região da barba e também na altura dos olhos. O nome da doença homenageia Carlos Chagas, responsável por uma das mais completas descobertas científicas do mundo: a doença, o parasita e o transmissor.

2. As formigas dormem?

As formigas trabalham numa espécie de "turno", onde há troca de formigas para realizar as tarefas do formigueiro. As formigas não dormem propriamente, mas seu metabolismo abaixa, e por isso ela fica num estado de letargia, ou seja "mais lerda".



3. Como os vaga-lumes acendem as luzinhas?

A luz é produzida pela oxidação de uma substância química chamada luciferina na presença de uma enzima chamada luciferase, ATP (fonte de energia) e magnésio. A cor e o ritmo da luz variam de acordo com a espécie. O animal pode controlar a produção, a duração e a intermitência (quantas vezes acende e apaga) da luz. A luminescência é um aviso aos inimigos para que se afastem. Nos adultos, também tem a função de atrair a fêmea para o acasalamento.

4. Onde ficam as moscas de noite?

Dependendo da mosca em questão, podemos dizer o seguinte: algumas moscas tem um período de vida muito curto, de apenas 24 horas. A maioria das moscas que conhecemos é de hábitos diurnos. Portanto, nascem de madrugada, reproduzem-se de dia e morrem na madrugada seguinte. Outras moscas já tem um ciclo mais longo de vida, mas, como já disse, a maioria tem hábitos diurnos. à noite, procuram frestas para se abrigarem, saindo quando o dia clareia.

5. Qual a diferença entre a abelha africana e a européia?

Anatomicamente, é quase impossível distinguir uma da outra; ainda assim, as africanas são um pouco menores. A diferença entre elas é comportamental: as abelhas africanas são mais ativas enquanto produtoras de mel e defensoras da colméia. Além disso, elas se enraivecem com facilidade e, uma vez agitadas, demoram mais tempo para se acalmar (até 24 horas!). Também se caracterizam por defender suas colméias em maior número do que as abelhas européias.


6. Por que alguns insetos voam em volta da luz?

Os insetos noturnos se orientam pela luz da Lua. Uma fonte de luz mais forte na terra deixa-os confusos. Para manter constante o seu ângulo em relação a luz, e poder voltar ao seu habitat, o inseto precisa corrigir sua rota de vôo. Por isso, ele voa em espirais cada vez menores até colidir com a fonte de luz.

7. Porque as formigas não morrem cozidas no microondas ?

Elas não morrem por causa do tamanho. As microondas (formadas por vibraçãode campos eletromagnéticos) aquecem os alimentos porque vibram as moléculas de água que estão dentro deles. As formigas também possuem água no corpo e são afetadas pelas ondas, só que, geralmente, ficam caminhando sobre as paredes internas do forno. Essas são regiões onde não há emissão. Como o inseto é muito pequeno não é atingido.
Já as formigas que estiverem sobre os alimentos serão desidratadas e morrerão. Como são muito pequenas e desidratadas, diminuem de tamanho, possivelmente nem sejam notadas. Porém existem algumas formigas que mesmo sobre o alimento sobrevivem; é porque as microondas não se distribuem igualmente no forno e deixam de atingir alguns pequenos pontos

8. Como alguns insetos e aranhas andam na água?

As patas de certos insetos, assim como as de certas aranhas, terminam com pêlos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha. A superfície da água faz as vezes de uma membrana elástica, que baixa ligeiramente em torno da pata do inseto, graças à tensão superficial, sustentando-se assim o animal
na superfície líquida.

9. Para que servem as antenas dos insetos?

As antenas são responsáveis pelo olfato, e é por meio delas que os insetos farejam comida. Como a maioria das formigas é cega, elas usam as antenas para "tatear" o lugar por onde estão andando.

11 comments:

  • critical disse...

    A coisa mais burra e ignorante que ja escutei foi este comentario feito pela gabriella
    1°: FIlo Arthropoda nele estão dividos as grupo:
    ¤Classe Insecta
    ¤Classe chilopoda
    ¤Classe diplopoda
    ¤Subfilo Crustacea
    ¤Classe Arachnida

    Ou...seja aranhas, insetos, crustaceos etc...fazem parte do filo artrópoda que é conhecimo popularmante como INSETOS...porém tecnicamente aranhas nao sao insetos,mas este artigo feito, pode se notar,que dimencionava todo o filo artrópoda...:)

    ~~Para todos akeles que são leigos xD

  • Unknown disse...

    Só mais uma observação, para curiosidade, sem intenção de correção: os os apêndices dos insetos, que são chamados popularmente de patas, na verdade, devem corretamente serem chamados de pernas!

  • Anônimo disse...

    Filo dos Artrópodes não é conhecido popularmente de insetos, nunca vi chamarem siri de inseto. O correto é saberms que os artrópodes tem uma característica em comum, pernas articuladas, mas como possuem uma grande variedade, são divididos de acordo com suas características nas cinco classes, que não grupos menores : insetos, crustáceos, aracnideos, diplópodes e quilópodes....
    A melhor coisa é sempre pesquisar outros sites antes de fazer crítica moçada, pois a garota, esta correta...
    Abraços da profe..

  • Anônimo disse...

    Nossa gente quanto besteira: Filo Arthropoda popularmente chamado de insetos??? Em que mundo isso??
    E meus queridos, não estou falando besteira, porque sou uma bióloga!! Gabriella está correta ao dizer que aranha NÂO é inseto...

  • Anônimo disse...

    Acontece q no artigo diz "as patas de certos insetos ASSIM COMO de algumas aranhas [...]". Portanto, está correto.

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB