Você sabia?

As formigas não dormem. Elas estão sempre ocupadas trabalhando para sua colônia, 24 horas por dia.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

O DNA humano, se esticado, pode chegar a cerca de 10 bilhões de quilômetros de comprimento, o que é suficiente para ir e voltar do Sol mais de 60 vezes.

O som não pode se propagar no vácuo, o que significa que não há som no espaço sideral.

O músculo mais forte do corpo humano é a língua.

A Índia é o país com mais variedades de sabores de chá, com mais de 1500 tipos diferentes.

A girafa tem o mesmo número de vértebras no pescoço (sete) que os seres humanos.

Os golfinhos têm nomes uns para os outros, e eles chamam uns aos outros usando assobios distintos.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Palavras e Expressões

1 de jan. de 2008 0 comments
  • No mundo da diplomacia, um deslize verbal pode abalar o relacionamento entre dois países. Jamais devemos chamar uma embaixadora de embaixatriz. Ambas as palavras fazem o feminino de embaixador. Porém, a diferença entre uma e outra é imensa: embaixadora é a mulher que ocupa o cargo mais elevado numa embaixada, e embaixatriz é apenas... a esposa do embaixador.
  • 'Calcanhar de Aquiles' é uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Segundo a Mitologia Grega, Tétis segurou seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulha-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que seu filho morreria na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles tomou uma flechada em seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não havia sido banhado no rio por sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto franco de uma pessoa.
  •  Atlas: segundo a mitologia grega, atlas enfrentou os deuses e, como punição, zeus condenou-o a carregar a terra por toda a eternidade. essa imagem passou a ilustrar vários livros com mapas da antiguidade, passando esses livros a serem popularmente conhecidos como atlas.
    • Para cada realidade concreta existe uma palavra adequada. Quando um avião desce no aeroporto, aterrissa ou aterriza. Quando o hidroavião pousa no mar, amerissa. E quando uma nave pousa na lua, alunissa ou aluniza.
    • A palavra Café vem do árabe Kahwé ( pronuncia turca), que por sua vez deriva do nome Qahwa - cujo significado é vinho.
    • A maior palavra da língua portuguesa é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico com 46 letras, que descreve o estado de quem é acometido de uma doença rara provocado pela aspiração de cinzas vulcânicas.
    • Malária vem do italiano "mala aria", que quer dizer ar nocivo, mau. Aqueles que eram acometidos pela doença acreditavam que não era o mosquito que a transmitia, mas sim o ar úmido, de cheiro estranho, que vinha dos pássaros.
    • A palavra "aluno" tem origem do latim, onde a corresponde a "ausente ou sem" e luno, que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento.
    • A palavra "gravata" é originária da palavra do idioma sérvio-croata hrvat, que por sua vez saiu do alemão Kravat, que finalmente saiu do francês cravate. Em francês, cravate significa gravata e também croata, devido a uma tira de pano que os soldados croatas (mercenários do Exército francês) usavam, amarrada ao pescoço, no século XVII.
    • A palavra suíte, usada para designar os quartos que são ligados a um banheiro independente dos outros cômodos, vem do francês la chambre ensuite la salle da bain, que significa "o quarto seguido do banheiro", designação usada nas plantas dos imóveis. Com o tempo, a expressão foi reduzida apenas a suíte.

    • Brasil significa, em português arcaico, cor de brasa. O nome era de uma árvore - o pau brasil - cujo cerne alaranjado, em contato com o ar, tornava-se vermelho vivo, como se tivesse virado brasa. Como o pau-brasil era a única riqueza que os portugueses encontraram ao chegar ao Brasil, o nome acabou caracterizando o país.
    • A expressão "fazer a sesta" refere-se ao hábito dos antigos romanos de descansar após o almoço, o que acontecia na sexta hora do dia. Na Roma antiga, o dia começava com o raiar do sol às seis da manhã e era costume, como ainda é em muitos países, tirar um cochilo até o meio da tarde.
    • A palavra mágica mais famosa da historia é "Abracadabra". Ela é composta de 2 palavras aramaicas (aramaica foi a linguagem usada na época da bíblia) que significam AVRA = VOU CRIAR , CA- ADABRA= ENQUANTO ESTOU FALANDO ."Vou criar enquanto estou falando" é o conceito básico atrás do uso das afirmações.
    • O nome "jockey" tem uma origem curiosa: significa, na verdade, "joãozinho". É que no norte da Inglaterra o nome "John" tem a forma familiar de "Jock", que por sua vez tem como diminutivo "Jockey". Foi também o apelido de um famoso cavaleiro inglês com o qual passaram a ser comparados todos os outros cavaleiros muito hábeis. Tempo depois a palavra passou a designar uma profissão.

    0 comments:

    Postar um comentário

     

    ©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB