Você sabia?

As formigas não dormem. Elas estão sempre ocupadas trabalhando para sua colônia, 24 horas por dia.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

O DNA humano, se esticado, pode chegar a cerca de 10 bilhões de quilômetros de comprimento, o que é suficiente para ir e voltar do Sol mais de 60 vezes.

O som não pode se propagar no vácuo, o que significa que não há som no espaço sideral.

O músculo mais forte do corpo humano é a língua.

A Índia é o país com mais variedades de sabores de chá, com mais de 1500 tipos diferentes.

A girafa tem o mesmo número de vértebras no pescoço (sete) que os seres humanos.

Os golfinhos têm nomes uns para os outros, e eles chamam uns aos outros usando assobios distintos.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Agua no microondas

17 de set. de 2007 0 comments
O seguinte relato ocorreu com um jovem em Inglaterra :

"Ha cerca de 5 dias o meu filho, de 26 anos de idade, decidiu tomar uma xícara de café instantâneo. Colocou, para aquecer no micro-ondas, um copo com água (algo que ele já tinha feito muitas vezes). Não sei ao certo para quanto tempo programou o cronômetro do micro-ondas, mas ele queria tirar a água fervendo. Quando o cronômetro desligou, abriu o forno e retirou o copo. Quando olhou para interior do copo, reparou que a água não estava borbulhando, mas subitamente, a água "explodiu". O copo manteve-se intacto e a água saltou, atingindo a sua cara que ficou empolada com queimaduras de 1º e 2º grau, podendo vir a ficar desfigurada. Pode também vir a perder parte da visão da sua vista esquerda.
No hospital, o médico que o assistiu confirmou que esta e uma ocorrência bastante comum."

Explicação científica :

A água explode porque o forno microondas aquece-a a uma temperatura superior a 100ºC. Quando a água é aquecida numa chaleira, no fogão, o fundo está a uma temperatura superior a 100ºC, desencadeando a formacão de bolhas de vapor que sobem atá á superfície aumentando as trocas de calor, e permitindo que a água se mantenha a 100ºC. No forno micro-ondas a água é aquecida mas o recipiente não e, pelo que não se desencadeia a formação de bolhas que permitiriam arrefecer a água. Assim a água é aquecida a uma temperatura bastante superior a 100ºC, ficando à espera que algo desencadeie a formação de bolhas. (Se aparecerem algumas bolhinhas significa que a água está a uma temperatura de tal forma acima de 100ºC, que as bolhas se formam expontaneamente).
Quando, por agitação ou adicionando acucar ou café, se desencadeia a formacão de bolhas, isso ocorre com tal intensidade que resulta numa explosão da água, a uma temperatura elevadíssima, que pode provocar queimaduras graves.

Recomendação :
Nunca se deve aquecer no microondas recipientes só com água, sem mais nada.
Deve colocar-se alguma coisa dentro do recipiente para difundir a energia, tal como uma colher de pau ou um saco de chá, etc. Mesmo assim, a opcão mais segura continua a ser aquecer água no fogão!

Assista:



0 comments:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB