Você sabia?

A língua de uma baleia azul adulta tem aproximadamente a mesma massa de um elefante inteiro.

Cada corpo humano consiste em cerca de 10 quatrilhões de células, mas hospeda cerca de 100 quatrilhões de células bacterianas.

Louis Pasteur ficou tão preocupado com os micróbios que passou a examinar com uma lente de aumento todos os pratos que lhe eram servidos.

Einstein só aprendeu a falar aos 3 anos de idade.

A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registros datam de 1350 a.C.

A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista.

As impressões digitais formam-se de 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.

Misofobia é o medo de sujeira, contaminação.

O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,4 quilos, correspondente a 2% do peso do corpo. Mas exige 25% de todo oxigênio que usamos.

Em Cleópatra, 1963, Elizabeth Taylor usou 65 roupas diferentes.

Hoje, ontem, anteontem e trasanteontem.

O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942, foi o mais longo da história, passou de 1 hora.

Madame Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel. O primeiro foi ganho em física,1903 e o segundo em química,1911.

Anthony Hopkins, que recebeu o Oscar, não piscou nem uma vez nas suas cenas como Hannibal Lecter, o Cannibal no filme O Silêncio dos Inocentes,1991.

Coca-Cola seria verde se coloração não fosse adicionada ao refrigerante.

Uma pessoa perde em média 40 a 100 fios de cabelo por dia.

85% do cérebro humano é composto de água.

Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.

Um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia.

Sentidos dos Insetos

30 de ago de 2007 0 comentários
A maioria dos insetos sentem os cheiros pelas antenas e sentem muito bem. É através do apurado olfato que os insetos localizam parceiros para o acasalamento, fontes de alimento e locais apropriados para pôr os ovos. É também por meio do cheiro que as formigas reconhecem as parceiras de formigueiro.

Os insetos têm dois olhos compostos formados por até 30000 pequenas lentes que quebram a imagem em pedacinhos, e três olhos simples. Se tamparmos os olhos compostos das abelhas, elas agirão como cegas; já se vendarmos os olhos simples elas continuarão a enxergar, só que reagirão mais lentamente às mudanças de luz. Os cinco olhos juntos se completam.
Feito míopes os insetos só enxergam bem de perto, mas são eficientes no que diz respeito a movimentos. Alguns, inclusive vêem cores.

Os insetos percebem muito bem os sons, mas com ouvidos que nunca estarão na cabeça. Alguns possuem membranas que vibram com as ondas sonoras, como nos animais superiores. Outros, desprovidos de ouvidos verdadeiros, contam com a vibração dos pêlos espalhados peelo corpo. Agora, tente imaginar o que é ouvir com o corpo todo... e não ter voz para responder. Isso mesmo, os insetos são mudos. Seus barulhinhos são produzidos pela fricção de certas partes do corpo. Geralmente, só os machos produzem sons, ou seja, estridulam para atrair a atenção de uma namorada.

Por mais cuidadosos que sejam nossos movimentos, dificilmente conseguimos capturar uma mosca com a mão. Por que será? O segredo da velocidade da mosca e dos outros insetos está no sistema de alarme composto por pêlos e "pequenos espinhos" que recobrem todo o seu corpo. Esses pêlos são tão sensíveis aos deslocamentos de ar que qualquer movimento nas proximidades coloca o inseto em estado de alerta.

Os insetos são capazes de sentir com os pés o doce, o ácido, o salgado e o amargo. Além dos pés, alguns insetos possuem órgãos gustativos nas partes bucais ou nas antenas.

Os insetos não fazem força para respirar. O ar simplesmente penetra por meio de pequenos buraco, chamados espiráculos, situados ao longo dos lados de seu corpo. Cada buraquinho desemboca num tubo amplo chamado traquéia, que vai se ramificando numa complicada rede de canais. É através dessa rede de canais que o oxigênio chega a todas as células do animal.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Só Curiosidades | TNB